sábado, julho 31, 2004

 

Sabadex

Comentário aleatório: Dia ótimo pra matar minha vontade de comer pizza!!! Hmmm... que diliça!

Estou preparando um post bacana com várias dicas de onde encontrar informações sobre o Canadá na internet... nada como um país organizado, tem informação pra todos os gostos!! Talvez amanhã eu consiga postar aqui... No domingo nunca tem nada bom na TV (infelizmente eu não tenho TV a cabo), e com o Wan estudando sem parar pro IELTS, eu me dedico a procurar informações na net e perco a conta de quantas acho!! Já que eu preciso organizá-las mesmo, vou dividir com os visitantes do nosso blog...
Espero que ajudem os iniciantes como nós!

Inté!

quinta-feira, julho 29, 2004

 

Coffee Break: "Wise Man"

Pra descontrair...

terça-feira, julho 27, 2004

 

Corujisse

Sumidinha básica... Estou em Porto Alegre agora e sem muito acesso à internet, portanto fica muito difícil postar alguma coisa... mas vou tentar escrever algo rapidinho só pra vocês não morrerem de saudades... hahaha!

No domingo fomos com minha família no sítio da minha cunhada pra visitar meu sobrinhozinho que está com 40 dias... ai, que coisa mais fofinha!!! O menino foi logo cair numa família em que vai ter 3 tias (corujíssimas!), então cês imaginam o quanto foi paparicado... Só que, hoje em dia, até bebê fica estressado... então nem podíamos passá-lo de mão-em-mão... mas o importante é que ele chegou nas minhas!! Êêêêêêê!! Que vontade de espremer!:o)

Já repararam que depois que inventaram essa palavra "estresse", até cachorro fica estressado??? A minha cadela não pode viajar conosco porque o estresse é muito grande... hahahaha... tadinha, tem que tomar uns calmantes!

Mudando completamente de assunto, no sábado fui ao Teatro assistir a peça Tarsila, que conta obviamente a vida da pintora Tarsila do Amaral e seu relacionamento com Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Anita Malfati... Muito boa a peça... gostei muito! Quem assistiu aquela minissérie da Globo "Um só coração", sem dúvida vai gostar! Sem contar que a atriz que representa a Tarsila, Eliane Giardini é excelente.
Recomendo!

Deixa eu ir, que meu tempo tá esgotando aqui!

sexta-feira, julho 23, 2004

 

Será o universo conspirando?

É engraçado que, muitas vezes, quando a gente toma alguma decisão importante na vida, parece que tudo ao seu redor faz lembrar daquela decisão, seja ela começar a gostar de alguém ou decidir esquecer alguém ou até decidir mudar de país!
Eu e o Wan tomamos a decisão de correr atrás das informações mais concretas para nos mudarmos pro Canadá no final de maio durante a nossa semana de férias em Gramado (já embalados pelo frio intenso que estava por lá)...
No primeiro dia em que voltei das férias, havia mais uma pessoa (que eu nem conheço, mas que se senta próxima de mim), também voltando das férias... Então todo mundo chegava pra essa pessoa: "e então, como é que foi no Canadá?"... Eu já de orelha em pé prestando atenção à conversa... No mesmo dia, uma conversa no ônibus: "...blábláblá, eu fui pro Canadá...". E eu pensei: "que legal, muita coincidência!"
Mas isso foi só o começo! Desde esse dia, esse tipo de "coincidência" está acontecendo frequentemente! Sempre alguém tem alguma coisa pra contar do Canadá!! E é engraçado porque ninguém sabe dos nossos planos!!
Eu resolvi escrever sobre isso agora porque eu estou no RJ à trabalho e fui acompanhar umas pesquisas... Uma das participantes da pesquisa começa a contar que morou muito tempo fora do Brasil e tal... e que utiliza muito a internet porque, afinal, o namorado dela é do Canadá (!!!!)... Um outro conta que sua mãe não escreve mais cartas, agora só manda e-mails para seus amigos do Canadá (!!!!)...
Gente, tanto país no mundo e esse povo só fala de Canadá!
Não sei se é um sinal, uma sina, um karma... só sei que deve ter alguma explicação pra isso, não é possível!

"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a energia de sua alma, todo o Universo conspira a seu favor!"
(Goethe)

quinta-feira, julho 22, 2004

 

Verdade seja dita

Não to aqui pra enganar ninguém, a verdade tem que ser mostrada, independente de quanto doa nos cotovelos de alguns homens por aí... e eu tenho esse compromisso de mostrá-la:


Sorry, Wan... não deu pra resistir...
Vai dizer que discorda?!
To indo pro RJ, tchau pro cês!!

segunda-feira, julho 19, 2004

 

Bacana...

Eu já reparei que utilizo muito a palavra BACANA... 90% das vezes que vou falar de alguma coisa que eu gosto, utilizo essa palavra. Às vezes até tento mudar, mas acabo não achando alguma palavra que se adeque exatamente ao que eu quero dizer.
Essa “bacana-mania” se iniciou com um colega de trabalho que, de brincadeira, começou (ou recomeçou) a utilizar essa palavra utilizando uma entonação toda especial pra dizê-la. E, acreditem, não fui só eu quem pegou a mania de falar BACANA, não! Quase o grupo inteiro fala. É uma overdose de bacanas por aqui!!

Só por curiosidade, fui procurar no Aurélio, o significado dessa palavra e encontrei:
Bras. Gír.
Adj. 2 g.
1. Palavra-ônibus que exprime, encarecendo-as, inúmeras idéias apreciativas, e equivale a bom, excelente, belo, simpático, elegante, luxuoso, bem-educado, muito leal, inteligente, culto, etc., tudo no superlativo, aplicado a pessoas e/ou coisas; formidável, legal, bárbaro, infernal, tranchã, maneiro, massa, esperto.
S. 2 g.
2. V. grã-fino


Quer melhor resumo desse monte de características? Descobri porque às vezes não consigo encontrar uma palavra equivalente...
Como brinde, nessa procura pelo significado da palavra bacana, aprendi o que significa uma palavra-ônibus:
S. f. E. Ling.
1. Aquela que tem larguíssimo número de acepções, prestando-se, dentro de uma certa faixa, à expressão de numerosíssimas idéias. Ex.: bacana (q. v.), legal (q. v.), que exprimem, praticamente, todas as idéias apreciativas


BACANA...


domingo, julho 18, 2004

 

Coisas bacanas da net

Vagueando pela net encontrei um site muito bacana do Bruno Bozzetto, é um italiano que nasceu em 1938 e cria desenhos animados...

Um deles que eu vi se chama Life e mostra a concepção tecnológica de um planeta cheio de defeitos, a Terra...
Vale a pena dar uma olhada!;o)

 

Comunicado Urgente

"Pedimos a colaboração do morador que vem JOGANDO ALIMENTOS de seu apartamento no intuito de acertar as crianças na quadra, para que o mesmo não repita o feito. Qualquer objeto, por mais leve que seja, quando atirado de determinada altura pode FERIR GRAVEMENTE uma pessoa, além de sujar a área comum do condomínio"
 
Dá pra acreditar numa coisa dessas? Antes eu ia achar estranho, mas agora até já acredito.... depois que se tem a janela do seu apartamento toda suja porque o fedelho do vizinho de cima resolveu beber todas com seus amiguinhos, depois passar mal e vomitar pela janela, dá pra acreditar que existe muito espírito de porco por aí....
Viver em condomínio é uma arte, fala sério!!!

quinta-feira, julho 15, 2004

 

Pro dia nascer feliz!

Nada como receber as primeiras visitas no blog pra animar a gente, não é?
Obrigada aos que apareceram e deixaram sua mensagem!!!;o) E obrigada também ao Gean e ao Maurício que nos indicaram em seus respectivos blogs, que são bastante acessados e nos trazem visitantes!! Êêêêêêêêêê!!
A pedidos, coloquei um link aí do lado com nosso e-mail pra contato, através dele vocês podem falar tanto comigo como com o Wan!;o)

Ontem ficamos elaborando cartas de recomendação para o Wan... as pessoas pra quem ele pediu foram legais e aceitaram fazer a carta, mas pediram que ele lhes enviasse a carta já escrita pra que eles revisassem e depois assinassem. A gente achou o modelo na Internet, demos uma modificada e enviamos pra eles checarem.
Aconteceu um fato interessante ontem também, que nos mostrou o quanto a gente ficou viciado na Internet... Na Internet se encontra tudo, certo?! Errado!!! Principalmente tratando-se de sites relativos a serviços do governo... Perdemos um p*ta tempo pra procurar o endereço e telefone da Justiça Federal em Campinas (e pra ver se existia isso por aqui também!)... encontramos em UM ÚNICO lugar.... e quando o Wan tentou ligar lá, caiu na casa de uma senhora (!!!). “Putz! E agora? Onde vamos achar o dito cujo?”... Depois de um bom tempo (até que demorou mesmo!), o Wan se iluminou (aleluia!): LISTA TELEFÔNICA!!! Aquele negócio pesadíssimo, de PAPEL (antiquado, não?), que muita gente usa pra apoiar o monitor e deixá-lo mais alto... Enfim, achamos mais de 10 números da Justiça Federal de Campinas, quem diria, hein?!... Podemos agora ir atrás dos nossas certidões de antecedentes criminais.. (ai que ‘meda’!)

Ah! Outra coisa que me deixou feliz foi saber que o Canadá está em 4º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano dos países calculado pela ONU, atrás apenas da Noruega, Suécia e Austrália. Bom esse país pra onde a gente quer ir, não??!!;o)
Infelizmente o nosso Brasil ficou em 72º lugar....:-/ Ainda temos muito o que melhorar!

domingo, julho 11, 2004

 

Top Tips

Post publicado originalmente em Quinta-Feira, 08 de Julho de 2004

Hoje foi dia de tirar passaporte!;o)
Tudo bem que foi 1 hora e meia de fila, mas é pq tinha muita gente... talvez por ser férias e o pessoal resolve viajar, não sei... Todo mundo que chegava se assustava...
Aproveitamos e já solicitamos a Certidão de Antecedentes Criminais da PF...

Mas o motivo maior desse post é o de passar algumas dicas que coletei essa semana, então lá vai:
1 - Começando pelo passaporte mesmo: não tem a informação no site da Polícia Federal e nem no formulário que vc compra em papelaria pra preencher e entregar lá na hora, mas eles pedem também o CPF e um comprovante de residência, portanto, convém levar.
2 - Se não me engano, a certidão de antecedentes criminais vale por 90 dias, então é melhor tirá-las mais próximo da data de entrada do processo.
3 - Apesar de nas instruções para obtenção de visto dadas pelo Consulado Canadense em São Paulo dizer que todos os documentos que não estão em inglês ou francês terem que apresentar traduções juramentadas, recebemos a informação, telefonando ao próprio Consulado, de que isso não é necessário. Basta cópia dos documentos originais.---> Bacana...;o)... Já tava triste com a grana que ia ter que gastar com as traduções...
4 - Pra provar que vc vive em união estável com seu/sua amado/a, basta levar extrato de contas conjuntas em bancos ou cartão de crédito (quer mais prova de amor que isso??! hehehe..), e/ou contas (de água, luz, telefone, etc.) que recebam com o nome de cada um no mesmo endereço. Não é preciso tirar nenhum documento em cartório.---> Ufa! Ainda bem!
5 - Para provar que vc tem os temidos CAD$11,775 (para o casal), qualquer documento que prove que vc tem o dinheiro ou tem algo que possa ser transformado em dinheiro, serve. Se vc tem um carro, precisa escrever de próprio punho que pretende vendê-lo quando for para o Canadá. Serve até o extrato do FGTS, pois vc pode fazer um acordo com seu empregador para recebê-lo quando pedir demissão da empresa. E é óbvio que são necessários os extratos bancários (me falaram que são dos últimos 3 meses, mas não tenho certeza disso).

Por enquanto é isso... O processo realmente não é tão difícil quanto se pensa. Algumas coisas dão um pouco de trabalho, mas com certeza esse trabalho será recompensado qdo a aceitação do processo sair(!!!).
O que tem ficado cada vez mais claro, é que o Consulado usa o bom-senso na hora de aprovar ou não os documentos... Não é porque vc esqueceu de colocar uma vírgula no documento que ele vai voltar pra vc!!
Eu e o Wan estamos felizes por estarmos conseguindo fazer tudo certinho e pelas coisas terem se mostrado menos complicadas do que parecem!!;o)

E lá vamos nós!!

 

No Pain, No Gain

Post publicado originalmente em Segunda-Feira, 05 de Julho de 2004

Na lista do grupo está rolando muitas mensagens com alguns prós e contras de se viver no Canadá... Atualmente estamos vivendo um período de pesquisas sobre o país, condições de vida, etc. e, ao que tudo indica, os prós superam de longe os contras!! (Ainda mais se compará-los ao Brasil... vixi!)
Não deve ser à toa que o Canadá é uma espécie de símbolo da qualidade de vida no mundo... A sensação de segurança, mostrada em filmes e até compartilhada por colegas da lista também é primordial! Onde já se viu, deixar a porta da frente de casa aberta??? Imagina isso aqui? Afee!!! E eu que já fui roubada morando em apartamento...
Outro ponto negativo que colocam é o fato da cobrança de altos impostos... O fato é que brasileiro não gosta de pagar impostos!! E a razão é mais do que óbvia: não temos retorno nenhum!!!! É incrível como nossos impostos têm sempre que estar aumentando pra cobrir rombos e mais rombos, principalmente causados pela corrupção que existe por aqui... Vixi!!! Se vê tanto dinheiro escoando pros bolsos de alguns e do outro lado tanta gente passando fome... Além de disso, a "troca de favores" na política é coisa pra se enojar! Blargh!!! E como tem...
Agora um lado muito negativo que eu vejo mesmo é ficar longe dos meus parentes que eu amo tanto... principalmente meus pais e meus irmãos... Nossa, pensar que não poderei vê-los a cada 15/20 dias como estou acostumada a fazer, me parte o coração!! Mas isso é coisa pra se pensar mais pra frente.. tô fora de sofrer por antecipação!!;o)
Estou ciente de que a adaptação vai ser muito difícil, e que eu vou chegar a pensar em desistir por algumas vezes, mas acredito que o que for melhor pra mim (e pra nós), vai acontecer... Também não adianta ter medo pelo que outras pessoas dizem... eu só vou poder falar mesmo se eu for até lá e quebrar a cara! (ou não!!!;o)).
Enfim... ainda tenho um bom tempo pra preparação... dia-a-dia a gente vai se acostumando com a história... até chegar o dia que ela vai virar realidade... E se tudo correr como esperado, passarei o natal e o reveillon de 2005 com meus pais em Toronto!!! ÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ....

Ah! Amanhã é dia de tirarmos o passaporte!!! Mais um passinho vai ser dado! Oba! Oba!

 

Achei um 3x4 seu e não pude acreditar...

Post publicado originalmente em Sexta-Feira, 02 de Julho de 2004

Começando o ritual de correr atrás das documentações, essa semana nós fomos tirar a foto para o passaporte (uia!)... É lógico que não ficou boa, alguém já viu alguma foto de documento ficar boa??? Ainda temos sorte que agora, com a possibilidade da máquina digital, a gente pode escolher uma "menos pior"... muita sorte mesmo, porque a primeira foto que eu tirei tinha saído meio com cara de bocó... UMA GRAÇA!! Se fosse antigamente, além de ter que ficar com a cara de bocó estampada no documento, ainda ia ter que pagar (e caro!) pela foto!!! Sem dúvida eu ia ficar muito feliz! :ó(

Também aproveitamos e fomos atrás da inscrição para o teste do IELTS, necessário para provar sua proficiência no inglês e marcar os pontos para a qualificação como imigrante no Canadá. Pense numa facada... tô sentindo a dor até agora! A prova é cobrada em Libras (£80), tem noção do quanto é? Affeee... deixa eu esquecer logo disso... a cicatriz já tá doendo...

 

Senta que lá vem a estória - Post II

Post publicado originalmente em Sexta-Feira, 02 de Julho de 2004

Uma das primeiras coisas que fizemos pra buscar informações foi dar uma fuçada no site do Citizenship and Immigration Canada, lá tem todas as informações sobre os processos para a imigração e demais vistos.
O segundo passo foi buscar referências na Internet, principalmente de pessoas que vivem no Canadá e relatam suas experiências em blogs. Há inúmeros desses blogs por aí, alguns são ótimas fontes de informações! (Vou dedicar um tempinho pra colocar o link deles aí do lado...).
Através de um desses blogs chegamos ao grupo "Canadá Imigration", é um grupo formado por 950 pessoas, muitas delas residentes no Canadá e tem mmmuuuuiiittaaa informação!! Hoje está com apenas 29.445 mensagens.. coisa pouca (!!)... e foi nesse grupo que levamos um "balde de água fria" na cabeça...
Trocando mensagens com o pessoal do grupo (que são muito bacanas, por sinal), percebemos que a chance de se conseguir um emprego no Canadá estando ainda no Brasil eram muito pequenas, ou seja, dependia da sorte de cada um. Vagas até existem, mas as portas não ficam tão abertas pra quem não é imigrante.
Então, pra não trocar o certo pelo duvidoso, resolvemos começar com o processo de imigração, que demora quase 1 ano pra sair, e tentar a sorte de conseguir um emprego lá daqui do Brasil - o que sair primeiro tá valendo!!!;o)
Enquanto isso, a gente fica só sonhando, coletando informações, acompanhando as estórias do pessoal do grupo e correndo atrás das documentações... Ah! E ficando mais pobre, porque "eita trocinho caro, sô!" Vixi!
"Sempre em frente! Não temos tempo a perder!"

 

Senta que lá vem a estória...

Post publicado originalmente em Quinta-Feira, 01 de Julho de 2004

Eu e o Wan decidimos que iríamos para o Canadá há uns 2 anos atrás... A idéia surgiu pelas boas referências que encontramos sobre o país na Internet e também por causa da grande propaganda de uma prima que mora em Toronto.
Porém, na época o mercado de trabalho no Canadá tinha tido um desaquecimento e nós vimos que talvez não fosse uma boa hora pra "tentar a sorte" por lá. Resolvemos, então, deixar o plano em stand by e esperar uma oportunidade melhor...
Decidimos ganhar mais experiência profissional e mais conhecimento: eu continuei trabalhando em minha empresa e o Wan começou a fazer um mestrado...
Até então tínhamos a idéia de que a melhor opção seria conseguir entrevistas aqui do Brasil e entrar no Canadá com um visto temporário de trabalho.

Tsc tsc tsc... Doce ilusão de que seria tão fácil!!!

----------> Continua no próximo post.

 

Senhoras e Senhores, com vocês:

CanaDa Boa!

A idéia desse nome surgiu quando eu eu o Wan buscávamos algum nome que nos ligasse ao Brasil e ao Canadá ao mesmo tempo.
Nada mais brasileiro que uma cachaça, não é mesmo? (aliás, esse nome "cachaça" só pode mesmo ser utilizado pelo aguardente feito aqui no Brasil, é uma "marca" brasileira!)... então, daí a idéia do Cana da Boa!

Por outro lado, tem a nossa grande vontade de nos mudarmos pro Canadá (bbbrrrrr.... dói os ossos só de pensar no frio!), o que nos trouxe a um jogo de palavras com o Canadá? Boa!, no sentido de acharmos uma boa, ou melhor, uma ótima idéia pra nossa vida, nos mudarmos pra lá.
É algo que vimos matutando há alguns anos e que agora chegou o momento de começar a correr atrás pra valer!
E é pra isso que se destina esse blog... pra contar desde o comecinho, todos os nossos passos para o alcance do nosso objetivo!

E, se tudo der certo, nós vamos chegar lá!!
;o)

PS: Esse domínio havia sido reservado por outra pessoa, por isso tínhamos optado por começar o blog com nossa segunda opção de nome que foi o ToronTonTon (expressando nossa imensa vontade de que a cidade da mudança para o Canadá seja Toronto), porém a pessoa que utilizava o domínio canadaboa, resolveu liberá-lo pra nós (valeu, Leandro!!) e a partir de agora, vamos utilizá-lo! Os próximos posts serão apenas cópias daqueles já postados no ToronTonTon... daqui a pouco voltaremos ao normal!;o)