domingo, julho 11, 2004

 

Top Tips

Post publicado originalmente em Quinta-Feira, 08 de Julho de 2004

Hoje foi dia de tirar passaporte!;o)
Tudo bem que foi 1 hora e meia de fila, mas é pq tinha muita gente... talvez por ser férias e o pessoal resolve viajar, não sei... Todo mundo que chegava se assustava...
Aproveitamos e já solicitamos a Certidão de Antecedentes Criminais da PF...

Mas o motivo maior desse post é o de passar algumas dicas que coletei essa semana, então lá vai:
1 - Começando pelo passaporte mesmo: não tem a informação no site da Polícia Federal e nem no formulário que vc compra em papelaria pra preencher e entregar lá na hora, mas eles pedem também o CPF e um comprovante de residência, portanto, convém levar.
2 - Se não me engano, a certidão de antecedentes criminais vale por 90 dias, então é melhor tirá-las mais próximo da data de entrada do processo.
3 - Apesar de nas instruções para obtenção de visto dadas pelo Consulado Canadense em São Paulo dizer que todos os documentos que não estão em inglês ou francês terem que apresentar traduções juramentadas, recebemos a informação, telefonando ao próprio Consulado, de que isso não é necessário. Basta cópia dos documentos originais.---> Bacana...;o)... Já tava triste com a grana que ia ter que gastar com as traduções...
4 - Pra provar que vc vive em união estável com seu/sua amado/a, basta levar extrato de contas conjuntas em bancos ou cartão de crédito (quer mais prova de amor que isso??! hehehe..), e/ou contas (de água, luz, telefone, etc.) que recebam com o nome de cada um no mesmo endereço. Não é preciso tirar nenhum documento em cartório.---> Ufa! Ainda bem!
5 - Para provar que vc tem os temidos CAD$11,775 (para o casal), qualquer documento que prove que vc tem o dinheiro ou tem algo que possa ser transformado em dinheiro, serve. Se vc tem um carro, precisa escrever de próprio punho que pretende vendê-lo quando for para o Canadá. Serve até o extrato do FGTS, pois vc pode fazer um acordo com seu empregador para recebê-lo quando pedir demissão da empresa. E é óbvio que são necessários os extratos bancários (me falaram que são dos últimos 3 meses, mas não tenho certeza disso).

Por enquanto é isso... O processo realmente não é tão difícil quanto se pensa. Algumas coisas dão um pouco de trabalho, mas com certeza esse trabalho será recompensado qdo a aceitação do processo sair(!!!).
O que tem ficado cada vez mais claro, é que o Consulado usa o bom-senso na hora de aprovar ou não os documentos... Não é porque vc esqueceu de colocar uma vírgula no documento que ele vai voltar pra vc!!
Eu e o Wan estamos felizes por estarmos conseguindo fazer tudo certinho e pelas coisas terem se mostrado menos complicadas do que parecem!!;o)

E lá vamos nós!!



<< Home